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Formação e carreira em jornalismo

Como fazer seu painel para evento acadêmico

O painel é um dos formatos de trabalho mais utililizados em eventos acadêmicos de comunicação e outros campos do conhecimento. Cada comissão organizadora adota normas próprias, mas a estrutura do painel, em geral, varia pouco. Confira uma formatação recorrente:

 Orientações gerais:

  1. O painel é um banner (poster) com 1m x 1,20m.
  2. O texto deve ser redigido na língua oficial do evento.
  3. O design do poster deve permitir a leitura a cerca de 1,5 m de distância.
  4. O planejamento gráfico deve privilegiar a leitura do conteúdo. Portanto, as cores de fundo devem ser, preferencialmente, em tons claros, contrastantes com as cores das letras; as imagens devem ocupar no mínimo 50% do espaço total; e as fontes e corpos devem ser agradáveis e de fácil leitura. Aconselha-se tipos com serifa e, no mínimo, no corpo 16.

 Conteúdo de painel referente a pesquisa:

  • Título do trabalho
  • Nome do autor, seguido da menção à instituição a qual está vinculado e à agência financiadora do trabalho entre parênteses
  • E-mail do autor
  • Palavras-chaves separadas por hífens
  • Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa, realçando a relevância social e acadêmica do estudo.
  • Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa.
  • Metodologia: Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista etc.) adotados pelo pesquisador.
  • Análise dos resultados: Indicação dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram obtidos e quais as suas implicações.
  • Conclusões: Breve resgate das hipóteses, relacionando-as aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema.
  • Referências: Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor.

 Conteúdo do painel referente a relato de experiência:

  • Título do trabalho
  • Nome do autor, seguido da menção à instituição a qual está vinculado entre parênteses
  • E-mail do autor
  • Palavras-chaves separadas por hífens
  • Descrição: Apresentação resumida de experiência profissional ou científica, contextualização dos fatos e justificativa para tal relato.
  • Interpretação e análise da experiência, remetendo a causas e conseqüências e indicando sua contribuição para o campo (no caso, o jornalismo).
  • Conclusões: Breve resgate do relato e menção a perspectivas para a abordagem do tema.
  • Referências: Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor.

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